Você certamente conhece os principais oceanos do planeta Terra. Mas já parou para pensar sobre a origem dos nomes de tais oceanos? Quem teria batizado, por exemplo, os oceanos Pacífico e Atlântico?

De acordo com informações históricas, os nomes dos principais oceanos tiveram inspirações de diferentes origens, desde as fontes mitológicas até as grandes navegações e características geográficas das regiões. Descubra a resposta para essa #DuvidaCruel! Veja só!


Atlântico — O nome do Oceano Atlântico é uma referência à mitologia. A nomenclatura vem de Atlas, figura de um titã grego condenado por Zeus, Poseidon e Cronos a sustentar os céus eternamente.

O nome foi utilizado pela primeira vez por Heródoto, mas foi reconhecido oficialmente por Mercator, que colocou o Oceano Atlântico no mapa no século XVI. Vale ressaltar que Atlas era filho de Netuno, o deus dos mares.

  

Pacífico — O nome do Oceano Pacífico é resultado do ano de 1520, quando o navegador português Fernão de Magalhães navegou pelo litoral sul-americano, perto da Cordilheira dos Andes, pela primeira vez. Ele se impressionou com as águas tranquilas e resolveu batizar o oceano como Pacífico.

  

Índico — O nome do Oceano Índico é uma relação direta com a geografia da região, já que está nas proximidades da Índia e Indonésia.

  

Ártico — Por fim, o nome do Oceano Ártico tem origem na geografia e nas estrelas. O oceano fica exatamente sob a constelação Ursa Menor. A palavra “Ártico” vem do grego ἀρκτικός [árktikós] que significa “perto do urso”. Esse oceano está localizado no Polo Norte.



Agora que você já sabe a origem dos nomes dos principais oceanos do mundo, pode começar a pesquisar sobre as características de cada um deles, localização, espécies marinhas, clima, etc. Bons estudos!